Sobre o Centro
O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (CPBEC), tem como principal objetivo promover pesquisas sobre o bem-estar psicológico, abordando aspectos como emoçoes positivas, intervenções comportamentais, e a base neural de processos sociais e afetivos. Os estudos são desenvolvidos no contexto interdisciplinar, integrando psicologia, neurociência e ciências da saúde, tendo também interseções com outras áreas como Ciências Sociais e Humanas Aplicadas.
#Bem-estar, CPBEC,
O CPBEC é o primeiro Centro do Brasil com esta temática e objetivos e foi criado em 2016. Por meio de financiamento público-privado que envolve agências de fomento à pesquisa, os projetos têm como financiadores: a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), e Natura Cosméticos. Na esfera de Universidades, os projetos são compostos por instituições renomadas e de prestígio nacional e internacional como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie). Emma Otta (USP) é Diretora, e Patrícia Tobo (Natura) é Vice-Diretora do CPBEC.
O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano atua em três grandes frentes: Pesquisa, Transferência de Tecnologia e Difusão do Conhecimento.

Pesquisa
As atividades de pesquisa do Centro ocorrem a partir do conceito de Redes Colaborativas. A organização do portfólio de pesquisa é realizada através de projetos temáticos. Entre os projetos do atual Ciclo de Trabalho estão as temáticas:
- Indicadores de Bem-Estar da população brasileira;
- Desenvolvimento e validação das escalas de autorrelato, desenvolvimento de medidas comportamentais e psicofisiológicas;
- Neurociência afetiva na compreensão da interação humana;
- Programa de Bem-Estar nas escolas;
- Estudo de Bem-Estar em gêmeos.

Transferência de Tecnologia
O Centro dispõe de uma Coordenação de Transferência de Tecnologia, dado que os resultados de pesquisa têm o potencial de gerar conhecimento e tecnologias capazes de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico. Cabe a esta frente planejar, organizar, gerenciar e controlar todo o processo que envolve Transferência de Tecnologia e inovação, incluindo proteção intelectual e modelos de parceria entre as organizações que compõem o Centro, tanto interna, quanto externamente.
De forma específica, junto aos projetos do Centro as atividades nesta área estão alicerçadas em um modelo constituído em quatro etapas:
- Descoberta;
- Avaliação de Tecnologia;
- Aplicação;
- Divulgação.
Na Coordenação, Antonio Mauro Saraiva
e na Vice-Coordenação, Leonardo Garnica (Natura).

Educação e Difusão de Conhecimento
Esta coordenação foi criada com o objetivo de aumentar o impacto do Centro e levar os resultados de pesquisa desenvolvidos às organizações e pessoas para as quais se destinam estas aplicações. A área atua com a proposta de criar um conjunto procedimentos e ferramentas tendo em vista a transparência nas atividades de pesquisa desenvolvidas, contribuindo assim, para:
- Criação de uma cultura de compartilhamento de conhecimento entre os membros;
- Promoção de canais efetivos e estratégias de troca de informações;
- Divulgação dos resultados das pesquisa junto à sociedade;
- Proposição de ações formativas.
Tais contribuições estão estruturadas em dois eixos: o da Comunicação Interna, voltada aos membros do Centro, e a Comunicação Externa, com foco na relação entre o Centro e a sociedade.
Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Possani
Vice-coordenação: Leonardo Garnica (Natura)
Governança - Institucional
Para seu pleno funcionamento, o Centro é composto por um Comitê Executivo, um Comitê Científico e um Conselho Consultivo Internacional.
O Comitê Executivo é constituído por:
- Diretor(a): ocupada pelo pesquisador responsável pela proposta junto à chamada FAPESP/Natura;
- Vice-Diretor(a): cuja função será desempenhada pelo responsável pelo Centro junto à empresa Parceira, a Natura;
- Um Coordenador e um Vice-Coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento (EDC);
- Um Coordenador e um Vice-Coordenador de Transferência de Tecnologia (TT);
- Três representantes do núcleo dos líderes de Projeto de Pesquisa, sendo: um da USP, um da Unifesp e um do Mackenzie.
Entre as competências deste comitê, estão:
- Deliberar sobre a Gestão do Centro; - Decidir os focos de atuação e gestão;
- Supervisionar o cumprimento das atividades de pesquisa;
- Aprovar o orçamento dos Projetos de Pesquisa que compõem o Centro;
- Elaborar o Regulamento.
O Comitê Científico é formado pelos líderes de projetos e o Comitê Executivo. Cabe a ele decidir pela tramitação de processos relacionados à:
- Propriedade intelectual;
- Colaborar com informações para subsidiar as iniciativas de Transferência de Tecnologia e Educação e Difusão de Conhecimento;
- Constituir uma instância colaborativa para assuntos científicos e técnicos referentes a todos os projetos do Centro;
Já o Conselho Consultivo Internacional é composto por pesquisadores internacionais renomados, sendo que, no mínimo dois cientistas estrangeiros fazem parte do Conselho. Os nomes são indicados pelo Comitê Científico e aprovados pelo Comitê Executivo. Compete à ele acompanhar o funcionamento do Centro e orientar a equipe quanto a oportunidades de pesquisa, decisões estratégicas e aumento da competitividade internacional da ciência criada pelo Centro.